quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Evitando a fadiga =)


Ser mãe é uma maravilha! Mas é cansativo! E se a gente não se concentrar para manter o controle, a gente simplesmente pira!
A maternidade é uma vida nova que assusta e faz feliz. Nós últimos momentos de gravidez a gente não vê a hora de ter o bebê nos braços, ver seu rostinho e curtir o momento. Mas após o parto: a crise! O que fazer?
Com o tempo as coisas vão se arrumando, mãe e bebê passam a se conhecer, se entender e se amar mutuamente, mas o tempo da mamãe se torna mínimo para cuidar das suas próprias coisas.
Tenho acompanhado nos fóruns que participo, o desespero de algumas mães que não conseguem fazer nada, nem arrumar a casa, fazer comida e algumas vezes, nem tomar banho e por essa razão, a mãe fica uma pilha, se entristece, se aborrece, briga, chora e apesar de toda felicidade em ter seu bebê, o cansaço lhe tira do sério.
Eu passei muito por isso, na verdade ainda passo. Mas resolvi tomar algumas medidas que tem ajudado bastante.
1º. Não guarde os seus sentimentos. Se está cansada e triste, converse com alguém.
2º. Peça ajuda. Quem já passou por isso sabe o quanto é difícil e vai fazer o possível ara lhe ajudar.
3º. Dê uma voltinha sempre que possível, mesmo que seja para ir comprar pão na esquina.
4º. Não tente fazer tudo de uma vez, pois além de você não conseguir fazer nada, ainda vai se sentir frustrada e aborrecida.
5º. A hora do bebê é a hora do bebê! Quando o bebê quiser brincar, conversar, interagir... dê atenção a ele. Ao invés de ficar adiando o carinho ou a brincadeira, o melhor é brincar bastante, um tempinho depois ele vai ficar cansado, ai você pode niná-lo até que ele durma. Daí você terá tempo para fazer o resto das coisas. E o melhor, você terá dado atenção ao seu filho e poderá se concentrar nas outras atividades.

"Keep calm and carry on"!

1 comentário:

  1. Oiii amiga vim aqui te convidar para participar de um sorteio em meu blog...bjinhosss


    http://leticiadiariodeumatentante.blogspot.com.br/2012/10/sorteio-no-blog.html

    ResponderEliminar