quarta-feira, 4 de julho de 2012

Ritual de Despedida da Barriga


A descoberta da minha gravidez foi um pouco estranha. Poucos meses antes eu havia descoberto um cisto dermoide no ovário direito e infelizmente, esse tipo de cisto só desaparece por meio de procedimento cirúrgico. Pois bem, comecei os exames pré-operatórios, fiz todos e na última ultrassom o médico disse que eu não ia poder fazer a cirurgia porque eu estava grávida de 5 semanas. Imaginem o susto!
Pois bem, por essa razão, minha médica marcou a cesária, assim o bebê nasce e ela aproveita para tirar o ovário direito, sim, o ovário porque meu cisto está enorme. Lembro que antes de engravidar meu ovário estava maior que meu útero...
Durante a gravidez eu me viciei em ler relatos de parto. Sempre achei um máximo o parto normal, a dúvida, a evolução e felicidade naquela dor tão forte e tão mágica ao mesmo tempo... de fato Um Ritual. A mulher evolui com seu trabalho de parto, chora, sorri, reza até que chega o grande momento da saída do bebê, eu sonhava com isso. Porém, em conversa com meu marido e minha ginecologista também precisei pensar: e se eu voltar para fazer a cirurgia depois? Quem vai cuidar de mim, do meu bebê e da minha casa? Então resolvi aceitar e fazer a cirurgia pra tentar resolver logo esse problema. Mas, como fica o tal ritual, o momento mágico, os estágios de aceitação de que tudo aquilo é real?
Uma das melhores coisas que a gravidez me ensinou foi: aceite o que a vida te dá e alegre-se com o presente! Então, resolvi não entrar em crise e planejar um ritual de despedida da barriga e preparação para a chegada do bebê. Tenho conversado com meu marido e planejamos o seguinte no dia anterior ao parto:

1. Primeiro de tudo. Pense positivo e tudo dará certo!

2. Converse com seu parceiro (se tiver outros filhos, inclua-os), diga o quanto está feliz; agradeça tudo o que ele fez por você; desabafe suas dúvidas, seus medos; chore; limpe sua mente e abrace.

3. Prepare o ambiente. Acenda um incenso, espalhe algumas flores e deixe tocar uma boa música.

4. Prepare um comidinha leve e gostosa, um suco diferente para acompanhar.

5. Relaxem e conversem com bebê. Digam o quanto ele é amado e aguardado. Digam que estão felizes com a chegada dele e que ele trará luz para suas vidas.

6. Aproveitem para revisar a malinha do bebê para ver se falta algo, deixe o pai participar bastante disso (pois, a maioria das mães costumam cuidar dessa parte sozinhas), deixe algo para seu marido arrumar enquanto vocês estiverem no hospital, por exemplo, colocar um quadro no quarto do bebê, arrumar a abajur, ou o berço, ou mosquiteiro, sei lá, pense em alguma coisa para que ele possa curtir um momento sozinho com as coisas do bebê e refletir sobre as mudanças e responsabilidades.

7. Por fim, tente tomar um chazinho para ajudar seu sono, pois você estará ansiosa demais e talvez tenha dificuldades para dormir, peça uma massagem pro maridão e tentem dormir abraçadinhos e em paz.

Espero conseguir fazer tudo isso. Se vocês tiverem mais ideias, podem compartilhar.
Até mais!

1 comentário:

  1. Olá Nathália, estava pesquisando na internet mais informações sobre gestação associada com o cisto dermoide, e constatarei uma grande dificuldade em encontrar maiores informações, você não imagina minha felicidade ao encontrar teu blog e ver que tudo ocorreu bem, gostaria, caso possível de maiores informações como foi tua gestação, o que os teus médicos falaram a respeito, como possíveis riscos da presença do cisto na gestação, qual era o tamanho dele quando você descobriu a gravidez, se ele cresceu muito, entre outros, pois minha médica só falou coisas ruins para mim e estou bem triste. Espero que esteja tudo bem com a tua família, bjs.

    ResponderEliminar