sábado, 18 de fevereiro de 2012

Exames importantes no Pré-Natal

Creio que uma das palavras que melhor pode descrever a MÃE é “preocupação” e isso não é sem fundamento e começa no momento em que se descobre a gravidez.
Geralmente somos obrigadas a ouvir coisas do tipo: “gravidez não é doença!”, “a fulana ficou grávida e não ficou assim”, “toda grávida é exagerada” e etc... Bem, consideramos que isso é coisa de gente que não entende nada, ou melhor, que não entende de gravidez ou, simplesmente, não tem sensibilidade para tentar entender o quão complexo pode ser gerar um alguém dentro de você.
Ainda bem que nem todo mundo é assim e que, acho que por instinto, toda grávida vive naquela dúvida: Será que está tudo bem? Será que isso é normal?
É importante que a gravidez cobra muito da mulher física e psicologicamente e por isso é de fundamental importância muito carinho e acompanhamento médico, sim, MÉDICO! Toda grávida deve fazer o pré-natal, não só para acompanhar o crescimento da criança, mas também para prevenir complicações e garantir seu bem estar nessa fase mágica e delicada. Por essa razão, são necessários exames desde os mais básicos até alguns mais estranhos para conhecer como está o organismo da mulher, se existem fatores que podem prejudicar o crescimento do bebê e para cuidar o mais cedo possível de possíveis problemas e monitorar a saúde da grávida. Os principais exames são:
  1. Tipagem sanguínea: é fundamental que toda mamãe saiba se a sua tipagem sanguínea é Rh positivo ou Rh negativo. Sabe-se que os maiores complicações estão nas mulheres que possuem Rh negativo, pois, em casos onde o pai é Rh positivo existe a chance do bebê nascer com Rh positivo. Se isso ocorre a mãe torna-se incompatível com o feto e cria anticorpos . A sensibilização  do bebê pode ocorrer quando  os anticorpos produzidos pela mãe atravessam a placenta ou durante o parto, ambos os casos podem gerar anemia e icterícia no bebê. Porém, existe tratamento através de vacinas que a mamãe deve tomar durante a gestação e até 72 horas após o parto, isso evita ou para a produção de Anti-Rh.
  2. Hemograma completo: este exame é mais comum e todo mundo já fez um dia. É importante porque apresenta o estado que o organismo da mamãe se encontra. Os valores mais importantes estão relacionados aos valores de leucócitos e hemoglobinas que podem indicar alterações no corpo, assim como alguns tipos de infecções.
  3. Urina: grávida vive fazendo exame de urina, justamente porque a grávida fica com sua imunidade muito baixa e por isso é muito comum  ficar dodói por causa de coisas como a infecção urinária, que é mais comum a partir do segundo trimestre de gravidez. Os valores mais importantes estão relacionados  aos leucócitos, hemácias e a presença de bactérias.
  4. Sorologia: são necessárias uma série de exames sobre infecções que podem causar desde aborto até a problemas de deficiências neurológicas e má-formação fetal. Os principais exames são os de  toxoplasmose, rubéola, citomegalovirose, sífilis, AIDES e hepatite (A, B e C). Todos são de fundamental importância, em muitos casos a mãe pode ter ou ter tido alguma dessas infecções e não saber.
  5. Diabetes: o rastreamento de diabetes é muito importante. O problema é caracterizado pela presença de elevada quantidade de açúcar no sangue e atinge uma grande porcentagem de grávidas, dando origem a Diabetes gestacional que deve ser tratada durante toda gravidez com o intuito de evitar sua transmissão ao bebe pode ser afetado e crescer demais.
  6.  Ultra-sonografia obstétrica: indicada no início da gravidez para confirmar o estado da gravidez, o número de embriões, presença de batimentos cardíacos e do saco gestacional. 
  7. Translucência nucal: um dos exames mais importantes da gestação. Indicada para o período de 11 a 13 semanas de gestação.  Mede o osso nasal e a TN do feto que se estiver aumentada pode representar risco para a síndrome de down. O exame também permite a identificação exata da idade gestacional.
  8.  Morfológico Fetal: essa ultrassom é considerada a mais detalhada. Ela mede as estruturas ósseas do bebê, analisa os órgãos, a localização da placenta e a possível existência de anomalias. É indicada por volta da 20 semana.
 Estes são os exames básicos, pesquise sobre eles, converse com o seu médico e caso ele deixe de prescrever algum, questione.

Sem comentários:

Enviar um comentário