domingo, 22 de julho de 2012

Relato do meu Parto


Meu parto estava marcado para o dia 13 de julho (uma sexta-feira,13). A opção por cesária, foi devido a um cisto no ovário, o qual acabou sendo removido no mesmo procedimento cirúrgico, conforme o previsto. Estava tudo planejado, inclusive o tal ritual que havia falado aqui no blog. Como o parto seria na sexta eu teria a semana inteira para me preparar física e psicologicamente, porém, no domingo, dia 8 de julho, aconteceram algumas coisas engraçadas, apesar de não planejarmos nada. Meu marido resolveu não ir trabalhar para ficar em casa, terminamos de arrumar o quarto do bebê, fiz uma faxina na casa e tiramos algumas fotos da barriga, conversamos bastante sobre o parto, o bebê e nossas expectativas.
Nessa noite caiu uma tempestade em Belém, lembro que fui me deitar cedo porque não me sentia bem, sentia um desconforto horrível, dor nas costas, pernas, minha barriga parecia que ia explodir... acho que consegui dormir por 10 minutos, depois levantei sentindo uma dor horrível nas costas, me faltava ar e eu tentava manter o controle... tomei remédio para a dor e ela só aumentava, tentei tomar um banho quente mas o mal estar já estava insuportável. 
Lembro que meu marido foi para a sala e me encontrou chorando me apoiando nas paredes e foi ele quem decidiu ir para o hospital, nessas horas nem passava pela minha cabeça que havia chegado a hora do bebê nascer. Saí de casa e tive uma crise de vômito antes de entrar no carro, depois fui gemendo a cada contração. Chegamos à maternidade às 2 da manhã, fui internada com 4 cm de dilatação, mas sabia que teria que esperar pela cesária e isso que me deixava mais triste, ter tudo acontecendo perfeitamente para ter um parto normal e ter que optar pela cesária, mas resolvi não me desanimar por causa disso.
A cirurgia começou poucos minutos antes das 6 da manhã. Eu já havia lido muito sobre o parto cesariano, mas descobri que na hora H a gente nunca está preparado de fato. Fiquei tentando conter o nervosismo, pensar coisas boas, pensar no bebê... não senti dor na hora de colocar o soro, mas senti um pouco a anestesia, não doeu, mas senti uma pressão desconfortável. Deitei e o procedimento começou, eu odiei a sensação de corta, puxa e repuxa, fora a sensação horrível de estar grogue. 
Finalmente meu marido entrou na sala, a médica encrencou com ele o tempo inteiro, mas já esperávamos por isso, acho que ela é fã do Dr. House... ele me olhou, sorriu e ouvimos a bolsa ser estourada. A pediatra perguntou pela câmera e dissemos que optamos por não filmar nada, só curtir nós dois aquele momento, sem nos preocuparmos com câmera, celular e coisas do tipo, e assim aconteceu...
Lembro que coloquei todas as minhas forças para conseguir gravar o máximo possível aquele momento. A médica disse: "olha que garotão!" Eu eu vi o Dimitri na minha direção, todo branco com o vérnix e berrando, o colocaram no meu colo e depois cortaram o cordão. Meu marido me disse no ouvido: "Ele é lindo" e me beijou.
Levaram o Dimitri para pesar, medir e etc, meu marido foi junto e eu fiquei para continuar o procedimento para a retirada do cisto... Depois que sai da sala de cirurgia comecei a sentir algumas das coisas que á havia lido sobre o pós-cesariana, tontura e tremedeira, mas com eu já havia lido que isso era normal, fiquei tranquila.
Voltei para a enfermaria à 7:30 da manhã, dormi um pouco e minha mãe ficava tentando colocar o bebê para mamar, era horrível porque o neném estava com fome e a minha posição não ajudava muito. Eu ficava tentando me movimentar um pouco, até que aos poucos eu já conseguia ficar quase sentada. Na hora da visita, às 17hs, eu já estava sentada na cama amamentando o bebê, no fim da visita eu pedi para tonar um banho, as outras mães me olharam assustadas, mas eu queria melhorar o mais rápido possível, pois não suporto ficar em hospital. A enfermeira me tirou a sonda, eu levantei, caminhei bem devagar e tomei um banho morno, parece que eu melhorei 80%. 
No dia seguinte, às 15hs minha médica se surpreendeu quando passou para ver as pacientes e me viu sentada na cama, toda arrumada, maquiada e com o bebê nos braços mamando, conversamos e ela me deu alta.
A volta pra casa foi meio estranha, eu entrei em crise, medo de não saber cuidar do bebê, de não conseguir retomar minha rotina... enfim... esse é assunto para outro post.

Sem comentários:

Enviar um comentário