terça-feira, 12 de junho de 2012

Peso na Gravidez

Bem, chegamos a 34 semanas! Bebê super saudável, com 2,550 gramas e mamãe ganhou até hoje apenas 5 quilinhos. Como assim? Só 5 quilos? Sim, apenas 5 quilos e sem grandes preocupações com peso, estrias, celulites e coisas do tipo. Na verdade, nunca me senti tão bonita.
Então, qual o segredo? Informação!
Geralmente, a ideia que se tem de mulher grávida é aquela de gordinha, cheia de estrias, comilona e dorminhoca. Antes de engravidar acompanhei a gravidez de muitas mulheres, principalmente da família e amigas próximas e era incrível a diferença física entre elas. E, geralmente, as mudanças físicas acompanhavam a rotina alimentar e emocional de cada uma.
Tem gente que diz que engordar 20 quilos e se encher de estrias é algo intrínseco da gravidez. Não, isso não é verdade. Não é só porque você está grávida que você irá comer tudo o que vê pela frente e depois que o bebê nascer ainda dizer que a gravidez deformou seu corpo. Com informação e disciplina você fica uma grávida bonita e se transforma em uma mão lindona.
Bem, como já disse, estou no fim da gestação, engordei apenas 5 quilos e meu bebê está na medida certa, inclusive, com percentil alto.
Quando eu descobri a gravidez procurei me informar o máximo possível! Comecei a acompanhar o crescimento semanal do bebê e ai compreendi que no primeiro trimestre o bebê está em formação, ou seja, é nesse momento que os órgãos são criados, as perninhas, mãozinhas, dedinhos... ou seja, ele não engorda demais e por isso a mãe não tem necessidade de engordar vários quilos. Aliás, é até comum que algumas mulheres percam peso por causa do enjoos. Eu perdi 4 quilos no primeiro trimestre, como não conseguia me alimentar direito eu exagerava no suco, o de laranja principalmente, e iogurte.
Depois do primeiro trimestre a fome começou, nada desesperador, mas tinha vontade de comer mais que o de costume, teria todas as desculpas do mundo pra me fartar de biscoitos, pães, salgadinhos, frituras e coisas do tipo, mas abasteci minha geladeira com frutas, muitas frutas e bem diferenciadas. Quando a fome vinha eu comia uma maçã, ou chupava uma laranja, ou tomava um iogurte, quando isso não resolvia eu fazia um queijo quente e tomava com suco de laranja e ficava satisfeita.
Nas refeições eu exagerava nas saladas. Para não enjoar eu aprendi várias receitas que ficavam tão boas que muitas vezes meu marido e eu nos satisfazíamos em comer apenas a salada.
Nunca passei fome, sempre comi quando sentia vontade e acho que esse é o segredo: comer coisas saudáveis, saber diferenciar a fome da gula, encher a geladeira com coisas que se deve comer para não dar espaço para bobagens que podem elevar seu colesterol, triglicerídios e ocasionar uma diabete gestacional.
Lembre-se: todas as grávidas sentem fome e refletir sobre o que é mais saudável para comer pode fazer muita diferença pra sua saúde e para a saúde do seu bebê. 

Sem comentários:

Enviar um comentário